top of page

Você sabe o que significa "Ideação"?

"Ideação” é o termo usado para definir algo relativamente simples, mas que é fundamental para o início de Comportamentos Motores no ser humano.


Quando realizamos tarefas de modo voluntário (por mais que o movimento esteja automatizado) é necessário antes da execução dos movimentos, o planejamento da ação, por meio do reconhecimento do ambiente, da realização de cálculos referentes à distância, da busca de programas motores em memórias motoras armazenadas, do planejamento da ação muscular e de quais músculos devem atuar mais ou atuar menos, dentre outros. Somente após toda fase de planejamento motor começamos nossos movimentos e posteriormente os corrigimos quando necessário.


Assim, mesmo quando de forma romântica, estamos corretos ao afirmar (em termos não científicos) que o que nos move é a força do pensamento!


E para os fisioterapeutas? Qual a aplicabilidade clínica e que justifica a busca pelo conhecimento do Comportamento Motor?


A aplicabilidade clínica deste tema para a Recuperação Funcional de pessoas com lesão neurológica está diretamente ligada a forma como propomos as atividades para os pacientes. Por exemplo, nada estaremos fazendo para auxiliar na aquisição de movimentos em pessoas com disfunção neurológica com exercícios passivos, ou em atividades em que não exista atenção e foco durante sua execução.


Quer saber mais sobre Comportamento Motor? Faça contato e receba sugestões de literatura.



367 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page