top of page

Reabilitação Vestibular Por Meio da Realidade Virtual

Atualizado: 27 de mai. de 2023

A instabilidade postural é um sintoma comum de disfunção vestibular devido a alterações provocadas pelo sistema vestibular. A reabilitação vestibular é eficaz na diminuição da tontura e dos sintomas visuais, além de melhorar o controle postural por meio de diversos mecanismos, entre eles o treinamento sensorial.


Usar um ambiente de realidade virtual para a fisioterapia vestibular pode diminuir o tédio associado à terapia e aumentar a motivação dos pacientes e a adesão ao treinamento.


A realização da terapia no ambiente imersivo pode melhorar os resultados clínicos em comparação com os métodos tradicionais de reabilitação vestibular. Além disso, o ambiente imersivo em comparação com a tela de feedback visual, aumentará o fluxo óptico, estimulando assim os canais visuais-vestibulares e modificando as respostas posturais-vestibulares.


Os novos protocolos são para incentivar a estabilização do olho na cena visual, incorporando feedback visual imersivo durante os movimentos de agitação da cabeça e desafiando o sistema somatossensorial (através do treinamento postural). Combinados, eles modificam o treinamento sensorial e os reflexos vestibulares, bem como melhoraram a estabilização do olhar e as respostas posturais.


Referências:


Appiah-Kubi, K.O.; Laing, E.; Imtiaz, M.H. A Study Protocol to Evaluate the Effects of Vestibular Training on the Postural Control of Healthy Adults Using Virtual Reality. Appl. Sci. 2022, 12, 11937.

Kinne, B.L.; Owens, K.J.; Rajala, B.A.; Ticknor, S.K. Effectiveness of home-based virtual reality on vestibular rehabilitation outcomes: A systematic review. Phys. Ther. Rev. 2019, 24, 280–290.




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page