top of page

Neuroplasticidade e Exercício Físico

Atualizado: 27 de mai. de 2023

A neuroplasticidade é a capacidade do encéfalo de se adaptar e mudar sua estrutura e função em resposta a estímulos ambientais. É um processo fundamental para o aprendizado, a memória e a formação de novas sinapses.


O exercício físico tem sido reconhecido como uma das formas mais eficazes de promover a neuroplasticidade e pode ajudar a aumentar a densidade de sinapses e a formação de novas sinapses, promovendo a plasticidade sináptica.


Além disso, o exercício físico pode aumentar a produção de fatores neurotróficos, como o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que é um importante modulador da neuroplasticidade. O BDNF promove a sobrevivência e o crescimento das células nervosas, além de melhorar a conectividade sináptica.


A prática regular de exercício físico também pode melhorar a função cognitiva e o desempenho em tarefas que exigem atenção, memória e resolução de problemas. Estudos mostram que o exercício físico pode melhorar a plasticidade em áreas específicas do cérebro, como o córtex pré-frontal, que é responsável pela tomada de decisões, planejamento e organização.


Além disso, o exercício físico, particularmente o exercício aeróbico (agudo ou crônico), foi investigado e mostrou-se eficaz para aumentar as concentrações de BDNF, após 8 semanas de treinamento aeróbico em indivíduos adultos. Esses achados sugerem que o exercício físico pode ser neuroprotetor e prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, bem como auxiliar no seu tratamento na melhora e manutenção das capacidades funcionais.


Referências:


Tsai CL, Chen FC, Pan CY, Wang CH, Huang TH, Chen TC. Impacto do exercício aeróbico agudo e da aptidão cardiorrespiratória no desempenho da atenção visuoespacial e nos níveis séricos de BDNF. Psiconeuroendocrinologia. 2014 março;41:121-31.


Coelho FG, Gobbi S, Andreatto CA, Corazza DI, Pedroso RV, Santos-Galduróz RF. Physical exercise modulates peripheral levels of brain-derived neurotrophic factor (BDNF): a systematic review of experimental studies in the elderly. Arch Gerontol Geriatr. 2013 Jan-Feb;56(1):10-5.




59 visualizações0 comentário
bottom of page