NERVOS CRANIANOS MISTOS

Trigêmio: É o quinto par de nervo, é composto por três ramos, o oftálmico, maxilar e mandibular. Sua função sensitiva está ligada a sensibilidade facial, enquanto a motora inerva os músculos mastigatórios. Uma lesão neste nervo acarreta comprometimento da sensibilidade da face e desvios mandibulares.


Facial: É o sétimo par de nervo, sua parte motora é responsável pela movimentação dos músculos faciais, já a parte sensitiva inerva o pavilhão auditivo, meato acústico externo e tímpano. Possui também função gustativa dos 2/3 anteriores da língua. Lesão no nervo facial pode desencadear uma paralisia facial, hiperacusia e ageusia (perda da gustação).


Glossofaríngeo: É o nono par de nervos. Quanto a sua função sensitiva é responsável pela inervação do 1/3 posterior da língua, faringe, úvula, tonsilas, tuba auditiva, seio e corpo carotídeos. Já a função motora, irá inervar parcialmente os músculos da faringe, laringe, traqueia e esôfago. Se lesionado desenvolverá distúrbios gustativos e disfagia.


Vago: É o décimo par de nervo, apresenta função sensitiva para vísceras torácicas e abdominais e função motora para os músculos da faringe e laringe. Quando sofre uma lesão leva o indivíduo a apresentar disfagia e alterações hemodinâmicas.



FONTE: MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. 2ª Ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo