Fisioterapia Ocular no Tratamento da Visão Dupla

Atualizado: Mar 28

Visão dupla ou Diplopia é uma situação em que há percepção duplicada do objeto de interesse durante a fixação do olhar. Esta imagem pode ser vista de maneira dupla horizontal ou vertical.

Existem dois tipos de visão dupla: monocular e binocular.

A visão dupla monocular ocorre quando há percepção da dupla imagem com apenas um olho aberto, e é considerada uma urgência médica, já que sua origem está em doenças do olho, como luxação do cristalino ou descolamento de retina.

Já a visão dupla binocular ocorre apenas quando os dois olhos estão abertos e tem em sua causa o desalinhamento dos eixos visuais, seja por um estrabismo manifesto, seja por situações em que há fadiga da musculatura extraocular por excesso de uso, como por exemplo, em situações de trabalho que exijam a fixação do olhar para perto por tempo prolongado.

A Fisioterapia Ocular é bem indicada para o tratamento da Visão Dupla binocular e é orientada a partir de exercícios oculares, terapia manual, e terapia com prisma, com o objetivo final de restaurar a visão binocular única.

Importante ressaltar, como em todas as situações terapêuticas que envolvam pessoas, que o tratamento deve ser interdisciplinar. Além disso, os erros de refração devem estar corrigidos para o início da Fisioterapia Ocular.







13 visualizações