top of page

Paralisia do Nervo Abducente

Atualizado: 27 de mai. de 2023


O nervo abducente, é responsável por abduzir ou mover lateralmente o olho por meio do músculo reto lateral, que é um dos seis músculos extraoculares envolvidos no movimento dos olhos.


As paralisias do nervo abducente são mais comumente unilaterais e podem ser muito debilitantes para pacientes, pois ocasiona diplopia (visão dupla). Especificamente no caso desta paralisia, os olhos perdem a capacidade de trabalhar juntos para se mover horizontalmente.


A causa mais comum de paralisia do sexto nervo é a isquemia microvascular . Pacientes com diabetes, hipertensão ou aterosclerose correm maior risco de desenvolver paralisia isquêmica.

Outras causas, também frequentes são: neoplasia, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, pressão intracraniana elevada e trauma.


Com a perda da função do músculo reto lateral, mesmo que unilateral, a coordenação da motricidade entre os dois olhos é interrompida e a fusão das imagens, comprometida, impedindo a atuação em conjunto. Desta forma, devido a perda da correspondência entre as imagens em cada retina, há a percepção da imagem duplicada.


Pode ainda, haver uma inclinação da cabeça em direção ao olho afetado como forma de compensação. Outros sintomas neurológicos podem estar presentes, como cefaléia, náuseas e vômitos, e devem levar a investigação adicional.


A intervenção fisioterapêutica será feita por meio da estimulação da função neuromuscular e do tratamento das queixas de funcionalidade do paciente causadas pela paralisia.


Referências:

MACHADO, A.; MACHADO, L.H. Neuroanatomia Funcional: 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2013.











194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page