top of page

Fisioterapia Ocular no Tratamento da Insuficiência de Convergência

Atualizado: 28 de mar. de 2020

Visão dupla, dificuldade de leitura, visão borrada, cansaço visual e dor de cabeça são alguns sintomas presentes em pessoas com insuficiência de convergência. Bastante comuns em pessoas com tarefas laborais que exijam a manutenção da visão de perto por longos períodos, seja em aparelhos eletrônicos, seja em trabalhos manuais e minuciosos, como por exemplo, durante procedimentos odontológicos, os sintomas costumam aparecer ao final do dia.

Este tipo de disfunção ocorre quando há fraqueza muscular, alteração de tônus ou incoordenação para o movimento ocular de convergência, que nada mais é do que mover os dois olhos simultaneamente em adução ou para dentro.

Nesses casos, ou os músculos internos dos olhos estão fracos o suficiente pra não conseguir sustentar o movimento ou os músculos externos estão fortes ou encurtados o suficiente para impedir o movimento de convergência.

O tratamento deve modular a ação neuromuscular e equilibrar os movimentos dos olhos e consiste em exercícios oculares de alongamento, relaxamento e reforço muscular, terapia manual do aparelho oculomotor e adequação de ambientes e carga horária de trabalho.



904 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page