FISIOTERAPIA OCULAR: CONCEITOS E INDICAÇÕES

Atualizado: Mar 28


A Fisioterapia Ocular é a área da Fisioterapia que avalia e trata as alterações de alinhamento e de movimento dos olhos. É indicada para o tratamento de estrabismos, insuficiência de convergência e alterações de força e tônus da musculatura extraocular que ocasionam sintomas como visão dupla, dificuldade de leitura e aprendizado, cansaço visual, cefaleia de origem ocular, desequilíbrio, tontura e visão borrada. Ainda, a abordagem proposta pela Fisioterapia Ocular mostra-se eficaz para o tratamento de desvios posturais e da perda de campo visual após AVC.

Estudos recentes indicam que através de técnicas de neuromodulação transcraniana não invasiva, a Fisioterapia Ocular pode auxiliar também na recuperação de déficits de campo visual originados por retinopatia diabética e glaucoma.

O tratamento é realizado com exercícios oculares e posturais, terapia manual e em alguns casos, com auxílio de técnicas de neuromodulação não invasiva e tem o objetivo de restaurar ou compensar as funções perdidas.


O Fisioterapeuta com Treinamento em Fisioterapia Ocular é o profissional indicado para orientar estas abordagens.


13 visualizações