top of page

Alterações Posturais de Causa Visual

Atualizado: 27 de mai. de 2023



Existe uma conexão entre a visão e a postura, que interfere no equilíbrio e na interação entre o corpo e o ambiente. Logo, torna-se importante detectar as alterações posturais decorrentes das aferências visuais, afinal, a visão junto com os outros sistemas sensoriais permite que o sistema nervoso central produza posturas apropriadas, sendo constantemente adequadas na presença de pequenas perturbações.


Essas adequações motoras são feitas por meio dos mecanismos de ajustes antecipatórios às perturbações, mas também por meio de ajustes compensatórios, para sua adequação ao ambiente e ao estímulo recebido. A presença de déficits visuais podem ocasionar disfunção do controle postural, por conta da falha na execução dos ajustes supracitados.


Portanto, os déficits visuais podem acarretar no pior desempenho das atividades de vida diária (AVDs) dos indivíduos acometidos. A identificação destes déficits auxiliam na reabilitação, sendo capaz de direcionar a intervenção fisioterapêutica.


Após a identificação dos déficits, os tratamentos devem oferecer exposição a diferentes estímulos e perturbações, por exemplo, movimentação em plataformas de oscilação e oclusão do campo visual periférico ou central, além de treinamento do olhar e estimulação visual. A partir destes treinamentos o sistema nervoso elabora estratégias posturais que representam soluções sensório-motoras para melhora do controle postural.



Referências:

SOARES, Antônio Vinicius. A contribuição visual para o controle postural.Rev.

Neurociência, v. 18, n. 3, p. 370-379, 2010.

CARVALHO, Regiane Luz e ALMEIDA, Gil Lúcio. Sensorial and Cognitive Aspects of Postural Control. Rev Neurociência, v. 17, n. 2 , p. 156-160, 2008.




95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page